top of page

Por que pequenas e microempresas fecham?

  • Foto do escritor: caselassessoria
    caselassessoria
  • 13 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Por que pequenas e microempresas fecham?

De cada 10 empresas que abrem no Brasil, seis fecharão as suas portas em até cinco anos. Isso também não é uma grande novidade. Esses dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa). Se você andar na rua, verá que nem precisa de pesquisas para ter certeza – manter um negócio funcionando não é para qualquer um.

O empreendedor precisa prestar atenção é uma série de fatores se quiser manter a saúde da sua microempresa. Pensando em te ajudar nessa aventura, separamos alguns dos principais fatores que obrigam o empresário a dar fim ao seu negócio, então continue lendo e fique preparado.


1 - Não ser capaz de montar um modelo de negócio competente


Mesmo com uma boa ideia em mãos, o empreendedor precisa ser capaz de estruturar os processos que englobam desde a criança ou obtenção do produto, a entrega deste até o cliente e o recebimento do pagamento. Além desses processos, há os relacionados ao marketing, à contabilidade e muitos outros.

Portanto, não bastar ter um ótimo serviço, é preciso ter capacidade de criar um modelo de negócios eficiente o bastante para fazer esse produto chegar até o consumidor final.


2 – Aplicação dos recursos financeiros deficiente


Você conseguiu o seu dinheiro para investir no projeto dos seus sonhos. Agora é preciso definir certinho onde gastar, quanto gastar, registrar esses gastos e buscar reduzi-los, mantendo a qualidade dos serviços.

É ai que as coisas complicam, pois muitos empreendedores não possuem conhecimento o bastante parar gerir de forma eficiente a microempresa. Por conta disso, gastam em coisas desnecessárias até não sobrar lucro qualquer.


3 – Não saber montar uma equipe de qualidade


Se você quer crescer, logo precisará de mais pessoas trabalhando junto. Alguns empreendedores acabam empregando amigos e ou familiares. Outros, por falta de conhecimento, ao escolherem os funcionários, pegam pessoas com pouca capacitação ou conhecimento na área.


4 – Pouco ou nenhum investimento em Marketing


Não são raras as empresas familiares em que os clientes chegam por indicação ou são de dentro da família do dono. O problema nisso é que, quando terminar de atender esse pessoal, não terá mais cliente, e o empreendimento definhará.

Atualmente as opções para o uso do Marketing são gigantes e não se resumem apenas em entregar cartões e panfletos. Pela internet, o Marketing digital tem tornado o processo de busca por clientes mais barata e eficiente.


5 – Despreparo na gestão empresarial


Administrar seu negócio não é tarefa fácil, e muitas pessoas não estão preparadas para esse desafio e acabam se perdendo na emaranhada rotina administrava. Se não isso, acabam deixando de lado detalhes importantes do empreendimento e, cedo ou tarde, algo sai do lugar e desmonta a máquina toda.


Mas e o que se pode fazer?


Sim, parece complexo, parece ter mais detalhas e mais dificuldades do que se imaginava, mas calma. Não precisa se desesperar e para tudo há um jeito. A internet está ai, disponibilizando uma infinidade de materiais educativos cujo propósito é te preparar no desenvolvimento do seu negócio.

Mas, se preferir, é possível contratar uma assessoria empresarial. Ela estará apta a te ajudar na montagem da sua empresa, te entregando dicas, soluções e ajudando você a seguir o caminho em direção ao sucesso.

 
 
 

Comments


 Rua Walter Spiess, 2680 - 2º Andar - Sala 4 | Estância Velha | Canoas/RS | CEP: 92032-660 | E-mail: casel.assessoria@gmail.com

Tel.: (51) 3478-3713 / Cel.: (51) 98583-7025 Carla  / Cel.: (51) 98549-4891 Marilia

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page