ESocial para empresas do Simples Nacional: Conheça o sistema e se prepare para a mudança
- caselassessoria
- 13 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

A partir de Julho, o eSocial para empresas do Simples Nacional passará a ser cobrado também. Caso você não saiba muito bem do que se trata e precisa de mais informações, explicaremos aqui alguns pontos importantes.
Algumas dúvidas podem surgir durante o caminho, o que é bem normal. Nesse caso, pode entrar em contato com a gente. Ficaremos felizes em ajudar.
O que é o eSocial?
Integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), eSocial para empresas integrantes do Simples Nacional e de outras categorias visa unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.
O objetivo é modernizar e agilizar o envido de informações entre empreendedores e governo. Dessa forma, há mais segurança jurídica, redução de fraudes fiscais e aumento da eficiência.
Como funcionará?
Atualmente as empresas enviam suas informações de diversas maneiras. Com a aplicação do eSocial, as empresas se cadastrarão em uma plataforma digital e, periodicamente, enviar os registros inerentes ao seu trabalho.
Isso quer dizer que a forma de envio das informações passa a ser única e exclusivamente a plataforma do eSocial.
Haverá multas para quem não se enquadrar no eSocial?
O cumprimento de inúmeras obrigações empresariais ocorrerá por meio do eSocial. As empresas que não se enquadrarem nele ficarão impossibilitadas de realizá-las e, portanto, serão passíveis de penalidades.
Como está sendo feita a implantação?
O eSocial para empresas do Simples Nacional, MEIs e pessoas físicas que possuam funcionário tem sua fase inicial de implementação a partir de julho desse ano, finalizando tudo até janeiro de 2019. Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões estão desde o início do ano implementando o eSocial.
Comments